Mensagem do Presidente:
É com imenso pesar que lamentamos a morte de um dos nossos, e em nome do Clube de Rugby do Técnico quero endossar os mais sentidos pêsames à sua família, bem assim como à Lúcia, cuja especial relação perdurava há muito.
Sou amigo do Filipe há 35 anos, numa relação iniciada no rugby, lembro-me dele desde os seus primeiros jogos, com quinze ou dezasseis anos, das suas primeiras saídas e férias no Algarve, onde brincávamos com a sua timidez, ele sempre com o Pedro Pires, depois nos juniores, numa boa equipa que teve o seu auge na digressão a Barnard Castle, e onde bebeu os ensinamentos do Nicolau, mais tarde quando jogámos bastantes anos nos seniores, e enquanto cursava arquitectura, sempre bom jogador.
Esteve sempre presente no rugby, e no clube, na sua forma discreta de estar, sempre disponível para ajudar, como o tem feito até hoje.
Trabalhei alguns anos com ele a nível profissional, convivendo diariamente com ele, aprendendo com a sua humildade e com a especial relação que estabelecia com os profissionais que o rodeavam.
A nível social, sempre participou nos jantares que, desde 1994, fazemos questão de ter regularmente, e será impossível esquecer as conversas imensas que tivémos pelas noites fora, ou as saídas, muitas vezes na companhia do Mesquita, Hélder e Zé.
Revelava algum cansaço nos últimos tempos, e tinha de nos aturar com os conselhos derivados da nossa preocupação.
Ficará na memória de todos nós como o mais puro dos puros, sem ponta de maldade e, de certeza, sem ninguém que possa dizer mal dele.
Filipe, vais ficar para sempre na nossa memória e iremos sentir a tua falta.
Pedro Lucas