Realizou-se no passado sábado o I Cascais Touch Rugby, torneio organizado pelo GDS Cascais, que contou com a colaboração da Associação Touch Rugby Portugal e com a presença de mais de 10 equipas e cerca de uma centena de atletas, dos 14 aos 64 anos.
O torneio, que marcou o arranque das competições da época desportiva 2021/22, teve uma organização extraordinária e contou com a participação de 12 equipas, duas das quais se estrearam em competição nesta prova: Ubuntu e Fine&Country.
Participaram sete equipas do circuito nacional de clubes – Técnico, São Miguel, Agrária de Coimbra, Benfica, AAC/RCC, Cascais I e Cascais II – e o torneio contou também com três seleções nacionais que irão participar no European Touch Senior Cup de Coimbra: uma equipa feminina de W27 e duas masculinas de M40 e M45.
Cada equipa realizou pelo menos quatro jogos com 12 minutos cada parte, e o Técnico, com uma formação composta por jogadores femininos e masculinos dos 14 anos aos 60 anos, incluindo vários conjuntos familiares, antigos jogadores, e outros com apenas poucas semanas de treinos começados ainda nesta época.
A equipa do Técnico, que fez um percurso extraordinário e foi capitaneada de forma excelente pela filha e pai Mariana e Pedro Honório, jogou cinco jogos, somando uma derrota na fase de grupos com a seleção M45 (3-4), que mais tarde haveria de eliminar na meia-final em fase drop off (empate que leva a redução de jogadores, a cada 2 minutos de jogo, até ao ensaio por morte súbita).
Com este resultado, o Técnico apurou-se para a final, onde defrontou a Seleção Nacional M40, e fez um jogo incrível, tendo vencido por 4-3. Esta vitória teve um sabor ainda mais especial, pois a equipa do Técnico jogou sem 6 atletas de referência, que participaram nas três seleções nacionais.
Destaque também para os Minhotos, que tiveram um protagonismo muito especial no torneio. A sua participação incluiu o avô, Albertino, selecionador nacional, a filha Sofia que se estreou em campo e os dois netos que participaram na equipa do Técnico: Madalena, também estreante e a mais jovem atleta, e João, o neto mais velho, que acabou por ser nomeado o melhor jogador do torneio e teve um papel decisivo nos principais momentos do torneio.