Portugal iniciou este domingo da melhor maneira a sua participação no Campeonato Europeu de Sub18 com uma difícil vitória sobre a Rússia. Para este jogo a equipa de Portugal contou com 4 jogadores titulares do Técnico (João Nobre; Pedro Lucas (capitão); Rafaelle Storti e Simão Bento) e ainda Francisco Salgado como jogador suplente. Esta foi a equipa escolhida pelo seleccionador nacional Rui Carvoeiro:
O jogo completo pode ser visto clicando nesta ligação: Campeonato da Europa de Sub18: Jogo Portugal x Russia
No site oficial da Federação Portuguesa de Rugby pode-se ler o seguinte:
A Seleção Nacional de Sub-18 qualificou-se neste domingo, na Polónia, para as meias-finais do Rugby Europe U18 Championship. Em Szamotuly, num jogo muito emotivo, os Lobinhos conseguiram derrotar a Rússia, por 37-32, e vão defrontar na próxima quarta-feira a Geórgia, que derrotou com facilidade a Holanda: 69-12.
A partida começou com uma boa atitude dos portugueses que colocaram-se cedo em vantagem com uma penalidade de Domingos Cabral (3-0), mas a Rússia assumiu o controlo do jogo e aos 26 minutos já vencia por 3-18. A reação da Seleção Nacional foi muito positiva e com três ensaios de Rafaelle Storti no espaço de seis minutos, Portugal foi para o intervalo a vencer, por 22-18.
O início da segunda parte voltou a ser positivo para os Lobinhos, que dilataram a vantagem com mais dois ensaios, marcados por Tomás Cabral e Gonçalo Barbosa. Porém, a Rússia não baixou os braços e conseguiu anular a desvantagem (32-18), colocando a cinco minutos do fim o marcador num empate a 32 pontos.
Mostrando maturidade, a equipa portuguesa manteve o sangue frio, pressionou os russos no seu meio-campo e, na bola de jogo, António Cunha fez o ensaio que garantiu a vitória de Portugal, por 37-32.“
Damos ainda a conhecer a análise do capitão Pedro Lucas ao site desportivo Fair Play
Vitória sofrida contra a Rússia…tiveram de ir ao fundo buscar forças suficientes para dar a volta ao jogo. Quais foram as vossas maiores dificuldades? E como é que conseguiram a reviravolta?
PL: Penso que tivemos bastante dificuldade na placagem da primeira cortina defensiva. Estivemos à espera deles em vez de subir em linha e pressionar (Com tempo e espaço a Rússia estava a criar dificuldades na nossa defesa). A reviravolta surgiu quando nos focamos naquilo em que tínhamos de fazer e quando começamos a impor o nosso jogo das linhas atrasadas.
Pedro Lucas na fotografia oficial dos capitães
Raffaele Storti em destaque ao marcar 3 ensaios
No final do jogo o Presidente e os seus jogadores