O Técnico foi neste sábado afastado da Taça de Portugal, após ser derrotado no Campo das Olaias pelo Direito, por 10-29. Numa partida que se manteve equilibrada até ao intervalo, a formação de Monsanto foi mais forte nos últimos 40 minutos, garantindo o triunfo e a qualificação para os quartos-de-final.
Com uma prestação meritória no Grupo do Título da Divisão de Honra, onde é vice-líder e está em excelente posição para atingir o objectivo de apurar-se para as meias-finais, o Técnico tinha um teste difícil na estreia esta época na Taça de Portugal.
Nas Olaias, o duelo com o Direito era um confronto entre candidatos à vitória do troféu, mas depois de o Técnico conseguir ganhar em Monsanto para o campeonato, desta vez foram os “advogados” mais felizes.
Nos primeiros 40 minutos, houve dois ensaios para os forasteiros e um para os “engenheiros”, marcado por Hugo Trigueiro. Com o resultado em 15-5 favorável ao Direito, ficava tudo em aberto para a segunda parte.
No entanto, um ensaio logo a abrir para os “advogados” fez aumentar a pressão sobre os “engenheiros”, que apesar de ainda terem reduzido para 10-22 a cerca de doze minutos do fim – ensaio de Manuel Maia -, não conseguiram inverter o resultado, sofrendo o quarto toque de meta na bola de jogo.
Nos outros jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, havia mais três partidas entre clubes que disputam a Divisão de Honra, que terminaram com as vitórias de Académica frente ao RC Lousã, do CDUL na recepção ao Benfica e da Agronomia no Porto, contra o CDUP.
Contra formações dos escalões secundários, o Cascais, o Belenenses e o RC Montemor confirmaram o favoritismo no campo do São Miguel, CR Setúbal e Bairrada, respectivamente.
1/8 final da Taça de Portugal
Académica-RC Lousã, 31-19
CDUL-Benfica, 54-14
CR Évora-CRAV, 20-26
São Miguel-Cascais, 8-45
CR Setúbal-Belenenses, 0-71
Técnico-Direito, 10-29
CDUP-Agronomia, 22-28
Bairrada-RC Montemor, 20-52