O arranque da segunda fase da Divisão de Honra não podia ter melhor começo. Na 1.ª jornada do Grupo do Título, o Técnico recebeu nas Olaias o Belenenses e num jogo muito emotivo, com trocas constantes no comando do marcador, os “engenheiros” foram pacientes e com um ensaio na bola de jogo garantiram uma importante vitória, por 33-30.
Como se previa, o confronto com o Belenenses, 1.º classificado do Grupo B da fase inicial e vice-campeão nacional, foi equilibrado e discutido até ao último segundo. O Técnico entrou bem na partida e à meia hora de jogo vencia por 12-6, com uma penalidade de Pedro Lucas e três de Simão Bento.
O Belenenses, no entanto, conseguiu reagir e passou pela primeira vez para a frente do marcador ao apontar o único ensaio da primeira parte, que colocou o resultado ao intervalo em 12-13, favorável à equipa do Restelo.
Os últimos 40 minutos começaram com nova penalidade de Simão Bento e o Técnico novamente na frente (15-13), mas o Belenenses respondeu com mais um ensaio, colocando-se a vencer pela maior no jogo favorável aos forasteiros: 15-20.
Com o jogo nos 30 minutos finais, a incerteza sobre o desfecho final foi aumentando e com mais duas penalidades de Simão Bento e uma do Belenenses, a desvantagem do Técnico à entrada dos últimos 10 minutos era de apenas dois pontos (21-23).
Na parte final, no entanto, o Técnico foi mais forte. No minuto 72, após uma grande arrancada de Raffaele Storti na ponta, os “engenheiros” fizeram o primeiro ensaio e passaram novamente para a frente, por 26-23. Quase de seguida, uma boa jogada de insistência do Belenenses resultou em novo ensaio dos forasteiros (26-30).
Com pouco mais de um minuto para jogar, o Técnico ficava a precisar de um ensaio para vencer e foi isso que conseguiu. Com muita paciência, a equipa das Olaias instalou-se na área de 22 metros do Belenenses, construiu plataformas de ataque e numa excelente jogada dos seus avançados, conseguiu após várias fases chegar ao merecido ensaio na bola de jogo por Nicolas Treviño, garantido a entrada no Grupo do Título com um importante triunfo, por 33-30.
O Técnico alinhou e marcou com:
1 – André Arrojado, 2 – Rodrigo Bento, 3 – Bruno Rocha, 4 – Francisco Dias, 5 -Nathan Harris, 6 – Manuel Serrano, 7 – Gonçalo Faustino, 8 – Manuel Maia, 9 – Pedro Lucas (3), 10 – Kane Hancy, 11 – Francisco Salgado, 12 – Lourenço Pyrrait, 13 – Raffaele Storti (5), 14 – António Marques, 15 – Simão Bento (3+3+3+3+3+3+2)
16 – Nicolas Triviño (5), 17 – João Nobre, 18 – Manuel Ferreira, 19 – Ricardo Marques, 20 – Tomás Delpero, 21 – Bruno Sbrocco, 22 – Duarte Marques, 23 – Diogo Salgado
Os outros dois jogos do Grupo do Título foram disputados no sábado e o destaque vai para o triunfo inequívoco do Direito no Estádio Universitário, contra o CDUL: 44-16. Bem mais equilibrado foi o confronto no Campo da Tapada, entre a Agronomia e o Cascais. A jogar em casa, os “agrónomos” foram mais fortes e ganharam, por 17-11.
Grupo do Título – 1.ª jornada
Técnico-Belenenses, 33-30
CDUL-Direito, 16-44
Agronomia-Cascais, 17-11
Classificação
1.º Direito, 5 pontos
2.º Técnico, 4 pontos
3.º Agronomia, 4 pontos
4.º Belenenses, 1 ponto
5.º Cascais, 1 ponto
6.º CDUL, 0 pontos