Dois jogos, duas vitórias e mais um passo dado rumo ao objectivo de garantir um lugar nas meias-finais da Divisão de Honra. Uma semana depois de conseguir nas Olaias uma importante vitória contra o Belenenses, o Técnico deu mais uma prova de força na segunda fase do campeonato ao vencer o Direito em Monsanto, por 15-10, na 2.ª jornada, assumindo a liderança isolada do Grupo do Título.
Cumprida com distinção a missão frente ao Belenenses, actual vice-campeão nacional, o Técnico tinha neste domingo um confronto tradicionalmente difícil, mas mostrou ter a lição bem estudada.
O Direito vinha de uma inequívoca vitória frente ao CDUL, no campo do adversário, e atravessava um bom momento de forma –seis vitórias nos sete jogos disputados nesta época na Divisão de Honra -, mas um ensaio do segunda-linha Nathan Harris logo no quarto minuto colocou o Técnico na frente (5-0), mostrando que os “engenheiros” estavam em Monsanto para discutir o triunfo.
Quase na resposta, um ensaio convertido colocou pela primeira e única vez o Direito no comando (7-5), mas a meio da primeira parte, Simão Bento fez o segundo ensaio do Técnico na partida. O “15” converteu ainda a transformação, colocando a formação das Olaias com cinco pontos de vantagem (12-7).
Cerca de dez minutos depois, o Direito ainda encurtou a vantagem do Técnico (12-10), mas antes do intervalo mais três pontos de Simão Bento na conversão de uma penalidade recolocou as duas equipas separadas por cinco pontos (15-10).
Os 40 minutos da segunda parte, apesar de terem sido bem disputados, acabaram por serem concluídos sem que nenhuma das formações conseguisse pontuar, o que garantiu ao Técnico o saboroso triunfo em Monsanto, resultado que deixa os “engenheiros” como a única equipa ainda 100% vitoriosa.
O Técnico alinhou e marcou com:
1 – André Arrojado, 2 – Rodrigo Bento, 3 – Bruno Rocha, 4 – Francisco Dias, 5 – Nathan Harris (5), 6 – Tomás Delpero, 7 – Gonçalo Faustino, 8 – Manuel Serrano, 9 – Pedro Lucas, 10 – Duarte Marques, 11 – António Marques, 12 – Kane Hancy, 13 – Raffaele Storti, 15 – Simão Bento (5+2+3)
16 – Nicolas Triviño, 17 – João Lobo, 18 – Manuel Ferreira, 19 – Ricardo Marques, 20 – Manuel Maia, 21 – Bruno Sbrocco, 22 – Luís Madaleno, 23 – Diogo Salgado
Nos outros dois jogos do Grupo do Título, venceram as equipas que jogaram em casa. Na Guia, o Cascais bateu o CDUL (17-11), enquanto no Restelo o Belenenses derrotou a Agronomia (29-7).
GRUPO DO TÍTULO
1.ª jornada
Técnico-Belenenses: 33-30
CDUL-Direito: 16-44
Agronomia-Cascais: 17-11
2.ª jornada
Cascais-CDUL: 24-17
Direito-Técnico: 10-15
Belenenses-Agronomia: 29-7
Classificação
1.º Técnico, 8 pontos
2.º Direito, 6 pontos
3.º Belenenses, 6 pontos
4.º Cascais, 5 pontos
5.º Agronomia, 4 pontos
6.º CDUL, 1 ponto
Fotografia: Filipe Monte